“Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.” João 11.21.
Estamos diante do texto que fala sobre a morte de Lazaro e esta fala de marta, irmã de lazaro ao ver Jesus é mais uma oportunidade de refletirmos sobre a posição da Igreja diante da sociedade, a presença de Jesus sempre foi motivo de esperança para aqueles que o viam, mas Talvez alguém possa se argumentar: “Mas Jesus era Jesus” ele mediante esta palavra nos diz: Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.” João 20.21.
Hoje podemos afirmar que a Igreja é a expressão visível de Jesus, uma vez que somos chamados pela bíblia de o corpo de Cristo (1Co 12.27) e neste corpo somos os olhos de Jesus que nunca foi indiferente ao sofrimento alheio, somos seu coração que sempre sentiu compaixão dos miseráveis, somos a mãos que curou tantos enfermos somos os ouvidos que tanto ouviu o clamor dos oprimidos; A Igreja também a expressão visível do Reino de Deus, pois a bíblia no declara como embaixadores do Reino (2Co 5.20).
Antes mesmos de Jesus nos da à tão grande comissão de ir e pregar o seu evangelho ele disse: “Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; Mt 5.13-14.
A igreja como Sal Jesus esta firmando que estava sob a responsabilidade da Igreja conservar a sociedade e seus valores, não permitir que apodrecessem, e como Luz do mundo a Igreja guiaria a sociedade em meio às trevas.
Quantas Martas não devem estar por ai dizendo “Se o Senhor estivesse aqui meu sofrimento seria aliviado”, “Se o Senhor estivesse aqui minha situação de miséria seria mudada”, “Se o Senhor estivesse aqui minha enfermidade seria curada”, “Se o Senhor estivesse aqui eu teria com quem desabafar”, “Se o Senhor estivesse aqui eu estaria representado e não me sentiria só”, “Se o Senhor estivesse aqui...” “Se o Senhor estivesse aqui...” “Se o Senhor estivesse aqui...” Mas onde está o Senhor que tudo isto está acontecendo diante de nossos olhos, responda pra você mesmo e decida no próximo ano assumir sua identidade de Igreja e por sua vez de Cristo.

Que Deus nos abençoe nesta caminhada em nome de Jesus Cristo!
Pr. Flaviano Pinto.
22/12/13