Esta até parece uma boa pergunta, mas foi proferida a Jesus por uma pessoa querendo justificar seu egoísmo e materialismo, e a resposta de Jesus foi como sempre incomoda pois a partir do conhecimento da verdade somos forçados a ter uma atitude diferente. Lc 10. 25-37
Nestes dias temos meditado em uma espiritualidade mais pratica e menos “espiritual”, se é que você me entende! A verdadeira espiritualidade produz frutos do Espírito e não dons, os dons como a própria palavra diz não é conquistado e sim uma dádiva Divina com o objetivo único de aperfeiçoar a noiva do Senhor a saber a igreja, agora os frutos não podem ser dados e sim produzidos dia após dia e isso está mais próximo da espiritualidade que queremos cultivar.
Em nossas meditações temos sido influenciar a acreditar que a verdadeira vida cristã tem sofrimentos, mas que em meios aos sofrimentos ainda temos motivos para nos alegrarmos isso porque acreditamos que Deus iniciou uma boa obra em nossas vidas a estar aperfeiçoando Fp 1. 4-13, temos sido também influenciados a fugir da religião hipócrita, uma religião que busca aplausos humanos honras humanos onde se esquece que o Pai vê o que está oculto e sabe as intenções do coração Mt 6.5,6. E mais uma vez o apostolo Paulo coloca diante de nós um grande desafio, a valorização do nosso próximo e a humildade Fp 2.3,4; porque é um desafio?
Hoje todos sabem que se fala muito em ser o melhor, em ter sucesso, em ser o primeiro, o diferenciado e toda esta pressão no impulsiona a deixar de viver princípios cristãos tão preciosos em nossos dias.
“Considere o outro maior do que você” Vale lembrar que quando lemos a carta aos Filipenses nós percebemos o Apostolo Paulo elogiando a espiritualidade desta igreja (ao contrario de coríntios em que havia dons, mas também pecados) o que Paulo estava pretendendo era chamar os Filipenses a continuarem nesta caminhada, mas nos dias de hoje como considerar o outro maior, se a lei que impera é a lei do mais forte. “Não atente para o que é seu e sim para o que é do outro” Outra marca do século XXI é o individualismo o que é oposto da orientação do apostolo Paulo, estamos tão preocupados com nos mesmos que não temos tempos para qualquer coisa que não circunda nossos interesses.
Em meio a isto parece utópico esta mensagem, impossível de se viver, mas o mesmo apostolo Paulo nos orientou na carta aos Romanos quando nos disse para não nos conformarmos com o sistema mundano, mas transformarmos mediante a nova mente que recebemos pela palavra de Deus. Precisamos passar a ver a palavra de Deus e obedece-la e abandonar qualquer influência que venha do mundo. Quem foi que disse “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”? Sigamos a ELE.

Quem é o meu próximo?


Que Deus nos abençoe nesta caminhada em nome de Jesus Cristo!

Pr. Flaviano Pinto.