Liderança
Conceitos
“Conjunto de habilidades que resulta na Influência de pessoas”
“É o processo de mobilizar, motivar, dar recursos e dirigir pessoas a buscar de modo entusiástico e estratégico a visão de Deus que um grupo adota em conjunto”
Desenvolvimento da Liderança
A liderança pode ser desenvolvida, mesmo com a existência de líderes “natos”;
Liderança é um processo que pode durar anos;
Liderança se desenvolve na medida que é gerada a Confiança;
Sem Confiança dificilmente haverá liderança
IMPEDIMENTOS À LIDERANÇA EFETIVA
Existem vários fatores que podem interferir em sua caminhada na liderança, dependendo da forma que você lidar com estas atitudes você continua...
Incredulidade;
Inconstância;
Desânimo;
Estagnação;
Inveja;
Soberba;
Falsidade;
IMPEDIMENTOS À LIDERANÇA EFETIVA
Incredulidade;
Lideres sempre terão que lidar com esta frase “Isso não pode ser feito”
Baixo entusiasmo e a falta de motivação proporcionam criações de barreiras a obra efetiva;
“Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei?” (Mc 9.19).
Vocês acham que o pai daquele menino pediria socorro aos discípulos novamente?
Inconstância
Tiago alerta-nos de que o homem inconstante é instável em todos os seus caminhos (Tg 1.8).
Liderança exige confiança, Constância e disposição para pagar o preço do envolvimento. O compromisso com Deus e o seu serviço não pode ser esporádicos e passageiros.
Saul, o primeiro Rei de Israel, oferece um exemplo desse fracasso na liderança.
Desânimo
O desânimo, como é sugerido etimologicamente, significa a perda de ânimo, uma carência de esperança e de algo que possa motivar a pessoa a continuar se esforçando se faz presente.
Os líderes têm a função de injetar a esperança. Eles mesmos precisam ter esperança;
“Amados,... alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando” (I Pe 4.12-13).
2Tm 1.7; 2.8
Estagnação
“O que o mantêm estudando; parece-me que você nunca para?” “Filho”, ele replicou, “eu prefiro ter meus alunos bebendo de uma corrente de água em vez de uma piscina estagnada.”
Como pode um líder, que está tão certo de seu conhecimento e experiência que não lê livros ou freqüenta palestras, escapar à estagnação? Um líder precisa manter renovado o seu vigor nas Escrituras, no seu caminhar com o Senhor e na sua área de perícia. Do contrário, ele perderá a credibilidade com os seguidores que também tenham acesso à fontes boas de informação.
Inveja
Outra frase ou sentimento que os Lideres efetivos tem que vencer é “eu poderia fazer muito melhor”
Uma conferência missionária há alguns anos, em Curitiba, reuniu vários obreiros de diversas localidades do Paraná. Uma das perguntas que eles precisavam comentar era: “Qual é o pecado que você está mais propenso a cair?” A maioria escolheu a cobiça e a inveja como a tentação mais sedutora que eles tinham que enfrentar.
Soberba
A liderança, infelizmente, é suscetível à soberba
Um líder soberbo raramente ouve a voz do grupo que lidera, pois é autoconfiante. Ele pensa que sabe, acima de todos, como dirigir o grupo.
Os líderes soberbos aprendem pouco com os seus erros. Muito obsessivos com a necessidade de defender as suas decisões, por pior que sejam as conseqüências, eles aproveitam pouquíssimo das experiências negativas. Não tendo ouvidos abertos para os conselhos, eles marcham adiante, esperando que irão provar que são os melhores. Eles seguem os passos do apostador obsessivo que mantém a sua confiança de que vencerá na próxima vez, embora ele tenha perdido fortunas inteiras.
Falsidade
O líder que mente, que exagera ou que esconde a verdade não influencia pessoas. O homem que mantém-se fiel à verdade em todas as circunstâncias faz com que seja fácil para alguém confiar nele. Em todos os relacionamentos humanos, a mentira, a decepção, as promessas falsas e os contratos não cumpridos, promovem, todos, à desconfiança. E a desconfiança, no topo da organização, é como uma rachadura em uma parede ou uma fenda em uma represa.
"A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se tiver de passar sem um, que seja estratégia." (Gen. Norman Schwarzkopf)
CONCLUSÃO
Uma das diferenças entre o líder e o chefe é que o Chefe diz: vai, e o Líder diz: vamos;
Se você não está disposto a abandonar estas práticas ou vence-las não espere ser um bom Líder;
A liderança é como subir uma escada de vários degraus, se você escorregar em algum destes que mencionamos você comprometerá em muito sua caminhada.
Que Deus nos abençoe nesta Caminhada!
Pr. Flaviano Pinto.
0 Comentários