Se olharmos o contexto religioso brasileiro sem dificuldades notaremos a diversidade de correntes religiosas denominadas evangélicas, estas igrejas embora na sua maioria são muito bem intencionadas quanto ao reino de Deus, mas a grande questão é o conceito de reino de Deus e sua dimensão.
Quando olhamos a vida de Jesus não vemos em sua caminhada aqui na terra uma espiritualidade semelhante à proposta de algumas denominações evangélicas, na verdade Jesus foi muito mais simples que as espiritualidades de alguns propõem.
A vida de Jesus era comum, inserida no meio da comunidade, mas o diferencial na vida de Jesus era a relevância, quem convivia com Jesus tinha sua vida transformada.
Quando sonhamos em ser uma igreja relevante não estamos propondo um sonho imensurável, mas sim totalmente possível, desde que nossa mentalidade de Igreja continue sendo transformada na direção de que somos nós a Igreja e somos nós o corpo de Cristo e a representação visível de Cristo e do Reino de Deus nesta terra.
Algumas marcas são visíveis em uma Igreja relevante: uma Igreja relevante valoriza a palavra (doutrina dos apóstolos), a comunhão e o partir do pão e a oração (At. 2.42), uma Igreja relevante desenvolve uma identidade e influencia positiva na comunidade (At. 2.47; 11.26), uma Igreja relevante é capacitadora (qualquer um que convive com ela é edificado, cresce), uma Igreja relevante esta inserida na comunidade e todos que entram em contato com ela tem sua vida transformada.
Para sermos uma igreja relevante precisamos ir além de nos denominarmos evangélicos, ir além de entrarmos para os templos, isto vemos por ai em abundancia, devemos assumir um compromisso diário, de imitarmos a Cristo em nosso cotidiano.
Que Deus nos abençoe nesta caminhada!

Pr. Flaviano Pinto